Michael Jackson (1958 – 2009)

Michael Jackson faleceu a 25 de Junho de 2009. Tinha 50 anos. Figura incontornável do panorama musical, a sua carreira estende-se ao longo de quatro décadas e vários álbuns que influenciaram toda a música pop moderna. O tempo há-de encontrar maneira de o homenagear e de separar o homem dos mitos e controvérsias que o envolveram.

Mas a presença de Michael Jackson também se fez sentir no mundo dos videojogos, e a Smash! dá uma espreitadela aos jogos por onde o Rei da Pop passou.

O filme Moonwalker estreou em 1988, e vários jogos baseados no filme foram lançados nos anos seguintes. De destaque estão os títulos criados pela Sega para as máquinas de arcada e Mega Drive, em 1990. Cada jogo era razoavelmente fiel à história do filme, no qual Jackson usava passos de dança para salvar crianças. Ironia à parte, a versão de arcada era um shooter frenético enquanto a versão de consolas juntava plataformas e acção. A banda-sonora do jogo, que podem encontrar aqui, contava com músicas do filme e também do álbum Thriller.

Moonwalker

Imagem de "Moonwalker" na Megadrive

Há muitos rumores sobre a possibilidade de Jackson ter contribuído para a banda-sonora de Sonic 3, após um visita do artista à sede da Sega. No entanto, estes rumores surgiram na mesma altura em que as acusações de pedofilia contra Jackson vieram a público. Até hoje não se sabe se o seu talento musical foi usado no terceiro título do ouriço azul, mas é possível que a Sega se tenha distanciado da má publicidade e tenha criado a sua própria música. O site Sega-16.com escreveu um artigo bastante completo sobre essa teoria.

Sonic 3

Sonic 3

Uma década depois, Michael voltaria a aparecer em Space Channel 5 e Space Channel 5: Part 2, para a Dreamcast e PlayStation 2, respectivamente. Estes jogos de ritmo mostravam um Michael em fato espacial e ainda adepto da dança.

De resto, o artista teve direito a várias aparições de relevância menor. Uma delas foi como personagem secreto em Ready 2 Rumble Boxing: Round 2, e uma referência engraçada no recente Plants vs. Zombies:

Dançarinos zombies baseados em Thriller

Dançarinos zombies baseados em Thriller

Um nome importante na música pop, Michael Jackson também deixou assim um marco no mundo nos videojogos. De lamentar que não tenha participado em mais títulos mas cada um foi, à sua maneira, exemplar. Tal como Michael.

Diogo Ribeiro

2 responses to “Michael Jackson (1958 – 2009)

  1. Magnifico post🙂 Congrats Diogo.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s